Rota das Especiarias

Home/Rota das Especiarias
Rota das Especiarias 2017-04-30T03:09:24+00:00

Viamão é o maior município da região metropolitana de Porto Alegre, sendo um tradicional ponto de passagem e parada para na rota de comércio existente entre Laguna e a Colônia de Sacramento, desde o século XVII.

A importância econômica de Viamão deve-se ao fato de que as 3 rotas comerciais – Litoral, Estrada Real e do Porto – , existentes iniciavam-se justamente ali, tanto que o município era conhecido com o nome de “Caminho de Viamão”.

Toda a comida, medicamento, roupa e utensílios tinha sua origem em Viamão que era quem recebia e distribuia tudo até a Colônia de Sacramento (Uruguai).

Logo, Viamão tem a tradição de receber viajantes e zelar pela manutenção da Saúde de todos que aqui transitam.

Hoje, mais de 300 anos depois, uma nova rota foi criada, ou melhor, “batizada”, resgatando esta tradição:

Rota das Especiarias de Viamão.

 

Rota significa: um caminho ao longo do qual pessoas transitam, trazendo integração e movimento, através da qual novas idéias e culturas são disseminadas e compartilhadas.

Especiarias são: produtos obtidos de partes de vegetais, com aroma e sabor acentuados, utilizadas na culinária, com o objetivo de temperar e conservar alimentos, e na preparação de óleos, unguentos, cosméticos, incensos e medicamentos.

Desde a antiguidade, a palavra “especiaria” sempre foi utilizada no sentido de “algo que faz bem a saúde”, na prevenção (conservando alimentos) e no tratamento de doenças (chás e medicamentos).